segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Samuel Lucas esteve em São Paulo em busca do PAT junto com mais vereadores .

OPORTUNIDADE – É notória a falta de emprego em nossa cidade. E não é fácil viver sem renda, sem saber se no dia de amanhã haverá comida na mesa. Em vista disto, o vereador José Jorge de Souza, Zé do Carvão, há mais de dois anos, procura instalar o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) em Rosana. Diariamente, os cidadãos rosanenses adentram a Casa de Leis em busca do vereador para tentar uma vaga de emprego.
O vereador Zé do Carvão, acompanhado pelos vereadores Samuel Lucas (PMN) e Gleison Junior Simão de Santana Toso (PTB), foi a São Paulo, para conhecer o PAT e trouxe a ideia para a Prefeita. Segundo Zé do Carvão 90% dos trâmites está certo. “Agora depende de a prefeita mandar os documentos e disponibilizar um local. O mais difícil é conseguir a aprovação vinda de São Paulo e isto nós já temos”, diz.
O PAT consiste em uma central de serviços onde se pode tirar a Carteira de Trabalho, dar entrada no Seguro Desemprego, se inscrever para Cursos de Qualificação Profissional e ter acesso aos Programas Governamentais de Geração de Trabalho e Renda. Além disto, o PAT também funciona como um Balcão de Empregos: capta vagas e encaminha os trabalhadores cadastrados para participarem de processos seletivos.
Para se instalar o PAT, a prefeitura cede apenas três funcionários e o prédio. O restante, como móveis, computadores e infraestrutura, o Governo Federal coloca. Mas enquanto este sonho não vira realidade, continua a luta, ainda que solitária, do nosso vereador Zé do Carvão.

Nenhum comentário: